Projetos
A KEME está a desenvolver vários projetos tendo outros em carteira que resultam
de uma análise da aplicabilidade dos seus serviços a vários sectores de atividade.
Estes projetos encontram-se descritos seguidamente.
SmartLighting Alenquer
Este projeto tem como objetivo adquirir equipamentos e serviços para um sistema de sensorização a instalar em duas das principais ruas da cidade de Alenquer para adaptar os níveis de luminosidade do sistema inteligente de iluminação pública.
O projeto compreende a instalação de sensores de luminosidade e de movimento, e a sua integração com o sistema de gestão em tempo real em várias luminárias públicas.
O cliente final deste projeto é o Município de Alenquer.
Comunidades de Energia Renovável: projetos piloto
Dado o carácter recente da legislação dedicada à criação de Comunidades de Energia Renovável (CER), a KEME Energy está a desenvolver projetos-piloto dos seus serviços de energia relacionados com esta temática. Este processo iniciou-se com a revisão da aplicação dos processos de licenciamento que, em conjunto com a experiência da equipa neste tipo de modelos de negócio, nomeadamente no Reino Unido, tem permitido estabelecer um processo interno de qualidade para a implementação deste novo serviço em Portugal. A integração de hardware e software necessária ao desenvolvimento das CER tem sido conduzida pela KEME fazendo uso de projetos piloto, uma vez que em Portugal não existe ainda historial de aplicação do conceito. Nesse sentido, a KEME tem em desenvolvimento três projetos piloto em fase de arranque com o objectivo de investigar as questões de integração dos vários componentes de hardware como painéis solares, conversores e baterias, bem como a sua gestão, através do ajuste de programas de software existente no mercado a cada caso.
O desenvolvimento do sistema digital inteligente de gestão integrada será efectuado através de algoritmos baseados em inteligência artificial (AI) que em conjunto com sensores IOT (Internet of Things) identificarão padrões de consumo que são posteriormente usados na gestão do sistema de produção, armazenamento e partilha de energia na comunidade articulando-os com a utilização da energia da
rede pública de distribuição, quando necessário.
Sines Green Hydrogen Valley
Website: https://fusionfuel.pt/isite/sh2gv/
A Agenda Sines H2G Valley congrega diferentes parceiros e iniciativas para criar uma cadeia de valor completa para o hidrogénio verde, desenvolvendo, em Sines, um polo inovador e tecnologicamente disruptivo. Esta ambição encontra-se plenamente alinhada com a Estratégia Nacional para o H2, promovendo uma oferta de serviços inovadores para a região e para o país, ligando diretamente produtores a consumidores.
New Generation Storage – NGS
Website: https://newgenstorage.pt/
As atividades e iniciativas do Pacto de Inovação NGS visam desenvolver 14 produtos, processos ou serviços (PPS) tecnologicamente inovadores e com impacto em toda a cadeia de valor das baterias. A Keme Energy é responsável pela implementação de duas Comunidades de Energia Renovável (CER) com a implementação do sistema inovador de baterias de carregamento rápido preparado em 2 módulos, um para carregamento ultrarrápido de 6 veículos elétricos (400kWh), e outro para gestão de armazenamento da própria CER. Para cumprir estes objetivos será feita a instalação de produção de energia renovável com base em painéis solares fotovoltaicos flexíveis de última geração resultando numa produção estimada anual de cerca de 3224 MWh/ano e numa redução de emissão de CO2 estimada em cerca de 700 ton/ano.
Projeto descarbonização de ilhas geográficas
As ilhas geográficas compartilham características de limitação de espaço em terra, redes de energia isoladas e poucos recursos naturais que implicam uma disponibilidade energética muito dependente do petróleo importado, com custos elevados para a população e meio ambiente. Enquanto os custos de energia eólica e solar baixam, muitos governos definiram metas para aumentar a produção renovável, tentando suavizar os desafios da sua intermitência através da introdução de tecnologia de ondas e marés, recursos estes mais previsíveis em termos de energia potencial a gerar. A energia oceânica pode desempenhar um papel importante no que diz respeito ao acesso à produção de hidrogénio verde ou água potável através da dessalinização. Este projeto surge neste contexto de modo a investigar modelos de negócio viáveis envolvendo sinergias entre mercados relacionados acoplando energia fotovoltaica, hidrogénio verde e energia offshore para reduzir a dependência energética e custos de energia, bem como aumentar a eficiência da rede elétrica.
PLAY ME
Investir, promover, desenvolver e implementar projetos com modelos de gestão sustentáveis ligados à inovação tecnológica da produção de energias renováveis
© KEME ENERGY. Todos os Direitos Reservados | by Venture Planet